Apresentação

O Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC), é uma estrutura constituída em dezembro de 2018 no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa no quadro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte) que é a instituição responsável pelo seu funcionamento e coordenação científica.

Tem como missão o estudo, a produção e disponibilização pública de informação rigorosa e atualizada nos diversos domínios culturais. Visa desta forma contribuir para os debates atuais na sociedade portuguesa e para a formulação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas, com ênfase na realidade portuguesa, sem, contudo, descurar perspetivas comparativas transnacionais que incluam Portugal, em particular, no âmbito da União Europeia.

São objetivos principais do Observatório:
 

  • A produção e difusão de indicadores sobre as artes e a cultura, incluindo o que vem sendo designado como sector cultural e criativo;

  • A realização de estudos próprios e a participação em parcerias com instituições públicas e privadas;

  • A realização e participação em projetos de investigação dos sistemas científico nacional, europeu e internacional;

  • A realização e participação em encontros e outras iniciativas de debate e disseminação de resultados de estudos;

  • O desenvolvimento da articulação entre investigação e formação avançada, de 2º e 3º ciclo, no Iscte.

 

Este website foi concebido como uma plataforma de informação diversificada onde se pode aceder a diferentes registos de informação tais como estudos, indicadores, publicações, notícias, relatórios e ligações.

assinatura_logo_1.jpg
FCT.png

site design by OPAC | logotipo design by Sofia Rocha