Linhas de atuação

As linhas de atuação visam contribuir para o conhecimento das práticas e dos públicos da cultura, das características das instituições e dos agentes culturais e artísticos, num leque alargado de problemáticas (participação, desigualdades sociais, inclusão social, democratização e democracia da cultura, emprego cultural, financiamento da cultura)  e incluem a realização de estudos e a produção de indicadores a partir de fontes secundárias, nacionais e transnacionais.

Estudos em curso

  • Públicos de Museus Nacionais, promovido pela DGPC com apoio mecenático da Fundação Millennium bcp e da ONI (foram já publicados os resultados relativos a doze museus);

  • Práticas de Leitura dos Estudantes Portugueses, promovido pelo Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL 2027) e pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), com apoio da ARM – Associação Restaurantes McDonald’s;

  • Perfis Sociais e Práticas Profissionais dos Membros do ICOM Portugal, uma parceria com o ICOM Portugal.

  • Impacto do projeto para a inclusão social através de práticas artísticas “Meio no Meio”, promovido pela Artemrede e apoiado pelo programa Partis da Fundação Calouste Gulbenkian.

  • Públicos da Exposição "LOULÉ, Territórios, Memórias Identidades" no Museu Nacional de Arqueologia, estudo do Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC) promovido pela Câmara Municipal de Loulé/ Museu Municipal de Loulé e pelo Museu Nacional de Arqueologia/Direcção-Geral do Património Cultural.

 

Estudos e indicadores em preparação

  • Caracterização do panorama museológico;

  • Caracterização do património cultural imóvel – monumentos nacionais;

  • Despesas dos municípios com cultura;

  • Despesas da administração central com cultura;

  • Participação cultural em Portugal numa perspetiva comparada na União Europeia;

  • Estatísticas das artes do espetáculo;

  • Estatísticas da edição e da comercialização de livros.

assinatura_logo_1.jpg
FCT.png

site design by OPAC | logotipo design by Sofia Rocha